MIRANTE NA SERRA DE ARATANHA



















É em Pacatuba que a serra impõe-se com maior intensidade no seu conjunto de rochas, a mata fechada e enramada e a água farta que transborda pelas encostas, quer para desaguar no complexo Riachão, Gavião e Pacoti, abastecendo Fortaleza e a região Metropolitana, quer para o mero entretenimento dos seus visitantes, que se aglutinam principalmente nas Andréas, um conjunto de bicas naturais, forando piscinas ao pé da serra e que é um de seus principais atrativos. Esse é apenas um dos principais atrativos, que seja bem dito. O que encanta na Aratuba é a sintonia com a natureza, favorecendo especialmente os amantes do ecoturismo. Eis porque aumenta a cada dia os interessados em percorrer as trilhas que resultam em paraísos naturais, como o açude do Boaçu. Do mesmo modo como a natureza apresenta-se de forma frágil nos diversos trechos da serra, há também uma precariedade no apoio aos caminhantes das trilhas. Não há locais para pernoites, se não for oferecida pela caridade dos raros moradores das encostas.


















Chegada ao Mirante
Com 6.448,29 hectares de área, a Serra da Aratanha tem caminhos que tanto levam ao encanto, quanto ao desencanto. Fascina o fato de abrigar uma extensa mata, espelhos d' água e trilhas que despontam para potencializar a região no ápice do ecoturismo. No entanto, choca como tudo isso vem sendo mal utilizado. E ainda pior: como a natureza tem sido degradada ao longo dos anos.
A Aratanha fica localizada nos municípios de Pacatuba (a 14 quilômetros de Fortaleza), Maranguape e Guaiúba.

Localizado a aproximadamente a 1.400 metros do início da trilha do Boaçu, o Mirante, oferece uma visão extraordinária da cidade e de grande parte da região metropolitana de Fortaleza, onde se pode observar o Complexo de Abastecimento de Água de Fortaleza (Açude Pacoti-Gavião).Vista do mirante, o complexo de abasteciemnto de água

Nenhum comentário: