NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ESCOLA DA TERRA

APROXIME-SE E VENHA CONHECER! É uma escola diferente, que usa a natureza como sede para suas aulas. Cultiva e divulga o amor pelo planeta e pela vida.Apresenta uma proposta simples, original, ousada e funcional para pessoas de todas as idades com vontade de compreender melhor como funciona a natureza, a dinâmica do aprendizado e a simplicidade de ensinar conteúdos formais e informais. É nosso objetivo a harmonização da relação homem-ambiente para a melhoria da qualidade ambiental e de vida.

Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas - Matricule-se!


  • Início
  • CONSULTORIA E ASSESSORIA ESCOLAR
  • FOTOS DE PROJETOS PSICOPEDAGÓGICOS
  • O QUE É A ESCOLA DA TERRA?
  • FOTOS DA CONSULTORIA PEDAGÓGICA
  • A ARTE DE EDUCAR COM ARTE

Marcadores

  • APA DA BARRA DO CAUÍPE (1)
  • AULA DE CAMPO (4)
  • AULA DE CAMPO - TRILHA DO BOAÇU (1)
  • AULA DE CAMPO COM 1º ANO DO ENSINO MÉDIO (1)
  • AULA DE CAMPO COM O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1)
  • AULA DE CAMPO COM O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1)
  • AULA DE CAMPO COM O ENSINO MÉDIO (1)
  • AULA DE CAMPO NA APA DE MARANGUAPE (1)
  • AULA DE CAMPO NO LITORAL OESTE (1)
  • AULA DE CAMPO PARA O ENSINO MÉDIO (1)
  • BARRA DO CAUÍPE (1)
  • CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES (1)
  • ESCOLA DA TERRA (1)
  • LAGOA DO BANANA (1)
  • NOSSA HISTÓRIA - 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA (1)
  • PRAIA DO CUMBUCO- CEARÁ. (1)
  • TRILHAS ECOLÉGICAS (1)

CONHEÇA A ESCOLA DA TERRA

Postado por Unknown Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: ESCOLA DA TERRA
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

AULA EM CAMPO ÉFUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AULA EM CAMPO ÉFUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
APA DE MARANGUAPE - CE

ESCOLA DA TERRA

ESCOLA DA TERRA
FAÇA PARTE DESSE PROJETO!

NEA - AULAS EM CAMPO

NEA - AULAS EM CAMPO
NOSSO MASCOTE

ESCOLA DA TERRA - PAIXÃO E COMPROMISSO SÃO FUNDAMENTAIS

ESCOLA DA TERRA - PAIXÃO E COMPROMISSO SÃO FUNDAMENTAIS
ESCOLA DA TERRA NA SERRA DE MARANGUAPE - CE

ESCOLA DA TERRA LEMBRA: AULA EM CAMPO É DIFERENTE DE PASSEIO ESCOLAR

ESCOLA DA TERRA LEMBRA: AULA EM CAMPO É DIFERENTE DE PASSEIO ESCOLAR
EXIGE COMPROMISSO SOCIOAMBIENTAL E ÉTICA

ESCOLA DA TERRA CONVIDA: VENHA CONHECER NOSSO TRABALHO!

(85) 88317781

NEA ESCOLA DA TERRA
e-mail:
escoladaterra@yahoo.com.br

CONSULTORIA ESCOLAR
e-mail:
helenaarthus@hotmail.com

TEM INTERESSE EM NOSSO PROJETO?

Gostaria de conhecer nosso trabalho? Deseja uma visita em sua escola ou empresa?
DÊ UMA OLHADA NA PÁGINA DE CONSULTORIA E ASSESSORIA ESCOLAR.

Fale conosco: 88317781 ou ainda pelos e-mail:

escoladaterra@yahoo.com.br

helenaarthus@hotmail.com

Além de Aulas em Campo, trabalhamos com:

- Cursos de capacitação na área psicopedagógica;

- Palestras e mini cursos direcionadas a educadores;

- Consultoria Escolar;

-Consultoria em Psicologia Educacional;

- Projetos Escola & Família;

- Projetos interdisciplinares para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

AULAS EM CAMPO - COM UMA IDENTIDADE PRÓPRIA A ESCOLA DA TERRA INOVA

"SEM EMOÇÃO NÃO HÁ EDUCAÇÃO."


Paixão: a palavra que traduz o sentimento motivador de todo e qualquer trabalho. Condição primordial para que o trabalho de campo aconteça.

Liberdade: permitir que o aluno viva e experimente o que o campo tem a oferecer. Em campo a areia, a lama sujam; os insetos picam; a chuva molha; as estrelas brilham; o Sol queima a pele e o vento não pode ser evitado. É a Natureza colocando à disposição o maior laboratório natural do mundo.

Pensar e agir transdisciplinarmente: é em campo que ocorre a formação do conhecimento humano.

Ter visão holística: pensar a educação ambiental através da perspectiva das três ecologias: do homem com ele mesmo, do homem com o meio e do meio com a sociedade.

Nunca desassociar: Emoção – experimentação – interpretação – aquisição de conhecimento científico.


ESSA É A NOSSA ESTRATÉGIA DE TRABALHO.
Trabalhar de forma comprometida e apaixonadacommuita responsabilidade.

Márcia Helena Sales

SENSIBLIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA INICIAR A SUBIDA DA SERRA

SENSIBLIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO  PARA INICIAR A SUBIDA DA SERRA
NOSSA EQUIPE ESTÁ ATENTA AOS DETALHES

ESCOLA DA TERRA: CAMINHAR EM TRILHAS EXIGE RESPONSABILIDADE E ORIENTAÇÃO.

ESCOLA DA TERRA: CAMINHAR EM TRILHAS EXIGE RESPONSABILIDADE E ORIENTAÇÃO.
SENTIR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ!

NOSSAS CAMISAS ESTÃO A SUA DISPOSIÇÃO

NOSSAS CAMISAS ESTÃO A SUA DISPOSIÇÃO
ESCOLHA A COR E O TAMANHO - (85) 88317781

ESCOLA DA TERRA EM OURO PRETO

ESCOLA DA TERRA EM OURO PRETO
OURO PRETO- MINAS GERAIS - AULA DE CAMPO

DIA DA TERRA

DIA DA TERRA
COLABORE COM O PLANETA

Arquivo do blog

  • ►  2011 (1)
    • ►  abril (1)
      • ►  abr. 23 (1)
  • ►  2010 (1)
    • ►  dezembro (1)
      • ►  dez. 13 (1)
  • ▼  2008 (18)
    • ►  outubro (2)
      • ►  out. 18 (2)
    • ▼  julho (16)
      • ▼  jul. 18 (1)
        • CONHEÇA A ESCOLA DA TERRA
      • ►  jul. 08 (2)
      • ►  jul. 07 (4)
      • ►  jul. 06 (1)
      • ►  jul. 05 (5)
      • ►  jul. 04 (3)

AQUASIS - PRAIA DA TABUBA - CEARÁ - ENCALHE DE BALEIA

AQUASIS - PRAIA DA TABUBA - CEARÁ - ENCALHE DE BALEIA
AULA DE CAMPO

AQUASIS E ESCOLA DA TERRA

AQUASIS E ESCOLA DA TERRA
MUSEU NO SESC-IPARANA -CEARÁ

OFICINA DE CIÊNCIAS - ESCOLA DA TERRA

OFICINA DE CIÊNCIAS - ESCOLA DA TERRA
PALESTRAS, CURSOS E ENCONTROS DE FORMAÇÃO

VÁRIOS MODELOS DE BONÉS - ESCOLA DA TERRA

VÁRIOS MODELOS DE BONÉS - ESCOLA DA TERRA
NAS CORES: AZUL, VERDE, BRANCO, LARANJA

ECOTURISMO RESPONSÁVEL - POR TUDO ISSO,VALE A PENA!

ECOTURISMO RESPONSÁVEL - POR TUDO ISSO,VALE A PENA!
Que façamos a nossa parte

PARQUES NACIONAIS - ALGO A SER PRESERVADO...

PARQUES NACIONAIS - ALGO A SER PRESERVADO...
AULA DE CAMPO AO PARQUE NACIONAL DE MONTE PASCOAL

A ESCOLA DA TERRA ESTEVE EM:

  • APA da Serra de Maranguape - CE
  • APA de Barra do Cauípe - CE
  • APA de Baturité - CE
  • Cidades Históricas de Minas Gerais
  • Delta do Parnaíba
  • Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu - PI
  • Parque Nacional da Chapada da Diamantina
  • Parque Nacional da Serra da Capivara - PI
  • Parque Nacional de Fernando de Noronha
  • Parque Nacional de Sete Cidades - PI
  • Parque Nacional de Ubajara - CE
  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhences
  • Porto Seguro - BA
  • Poço Encantado - MG
  • Praia de Tambaba - PB
  • Santuário de Pipa - RN
  • Serra de Pacatuba - CE

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ESCOLA DA TERRA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ESCOLA DA TERRA
OFICINA EM MÉTODOS EM BIOLOGIA

CAPACITAÇÃO EM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

CAPACITAÇÃO EM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
CURSO DE LABOZOO

CAPACITAÇÕES DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO; PROJETOS PEDAGÓGICOS, CURSOS E OFICINAS

A Escola da Terra cria momentos de troca de experiências, desenvolvendo cursos e palestras a profissionais da área de educação. Tomamos como referência a necessidade de saberes múltiplos com o objetivo de qualificar melhor os profissionais nesses novos tempos. Participamos de Semanas Pedagógicas, elaboramos projetos e oferecemos consultoria.
ALGUNS PROJETOS:
- Escola X Família
- Adolescer
- Aulas em Campo
- Semana de ARTE e CULTURA
- Oficinas em miniZOO
- LiteArte
- Vivenciando Ciências
- Contação de Histórias,
- Entre outros.

PROJETO LIDERANÇA - ESCOLA DA TERRA

PROJETO LIDERANÇA - ESCOLA DA TERRA
CONSULTORIA ESCOLAR

CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS

CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS
A Performance Profissional do Educador

COLÉGIO ANTARES - DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS - ESCOLA DA TERRA E COLÉGIO ANTARES

COLÉGIO ANTARES - DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS - ESCOLA DA TERRA E COLÉGIO ANTARES
COLÉGIO ANTARES

Minha lista de blogs

  • AGENDHA
    Novo sítio da AGENDHA
    Há 14 anos
  • Arte & Reciclagem
    JOVEM DE 14 ANOS AUMENTA A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS EM 500%
    Há 8 anos
  • Baú de Ideias
    Linguagem 76: Superpoder da Leitura
    Há 2 semanas
  • Biologia na Rede
    Oportunidade de trabalho em Belo Horizonte
    Há 4 anos
  • BioTerra
    Seis em dez estudantes universitários sentem-se tristes e deprimidos, recorrendo a psicotrópicos
    Há 7 horas
  • Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga
  • Consciência Coletiva
  • CONSULTORIA PEDAGÓGICA
    AULA DE CAMPO É DIFERENTE DE PASSEIO
    Há 15 anos
  • Educação humanista inovadora
    A educação plena, existencial e integral
    Há um mês
  • MUNDO MÁGICO DA POTICA... CONTADORA DE HISTÓRIAS
    ATIVIDADES PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
    Há 13 anos
  • Notícias da Mata
    Há 13 anos
  • VIVENCIANDO AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
    8º anos Nosso Livro Mudou!
    Há 13 anos

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA EDUCADORES, PAIS E ALUNOS - ESCOLA DA TERRA

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA EDUCADORES, PAIS E ALUNOS - ESCOLA DA TERRA
Oferecemos palestras e cursos para educadores, pais e alunos.FOTO: técnicas de imobilização e transporte de vítimas

PROJETO RAPEL NA ESCOLA

O Projeto Rapel na Escola tem como proposta oportunizar aos jovens uma vivência diferenciada do seu cotidiano escolar, através do Rapel que se constitui em uma técnica vertical básica para descida controlada de prédios, escarpas, pontes, caverna, etc. estando listado entre as 37 modalidades aceitas como Esporte de Aventura pela ABEA, Associação Brasileira de Esportes de Aventura; além dos valores éticos como confiança, cooperação, auto superação e coragem o Rapel desenvolve também habilidades básicas do ser humano como força, equilíbrio e coordenação motora entre outras.

RAPEL URBANO

RAPEL URBANO
Equipe orientando rapel

SEMANA CULTURAL UM PROJETO DA ESCOLA DA TERRA

SEMANA CULTURAL UM PROJETO DA ESCOLA DA TERRA
ENTREGA DE MEDALHAS

LISTA DE LINK

  • A Ideologia Disney no Cinema
  • AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS
  • Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
  • AULAS DE CAMPO DA PROFESSORA MÁRCIA
  • CENTRO DE APERFEICOAMENTO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
  • CONSELHONACIONAL DOMEIO AMBIENTE
  • ECOSSISTEMAS COSTEIROS
  • ICBio
  • PATRULHA ECOLÓGICA
  • PRICTMA - Programa regional de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas na Argentina.
  • PROJETO PEIXE BOI
  • PROJETO TAMAR
  • WWFBrasil

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA: A ESCOLA DA TERRA LEMBRA

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

ESCOLA DA TERRA E O ECOTURISMO NO BRASIL

O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos. Embora o trânsito de pessoas e veículos seja agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos e para o desenvolvimento sustentado das populações locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas.
O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como:
1. Uma forma de praticar turismo em pequena escala;
2. Uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo;
3. Uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma
infra-estrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante;
4. Uma prática de pessoas esclarecidas e
bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente;
5. Uma prática menos espoliativa e agressiva da
cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É olhar para a natureza com os olhos do coração. Respeitar qualquer forma de vida. Saber como agir em relação ao ambiente para que as futuras gerações possam assistir a este espetáculo da vida. É a forma de ação mais eficaz para mudança da visão e atitudes do homem para com seu meio ambiente (ecológico, social, histórico, ético e cultural). Esta mudança é capaz de gerar ações/soluções de harmonia.
Princípios gerais da Educação Ambiental:
· Sensibilização:
processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar pensamento sistêmico;
· Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
· Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;
· Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
· Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOTURISMO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOTURISMO
Que o homem não deixe marcas tão profundas por onde passar

ESCOLA DA TERRA E OS 500 ANOS DO BRASIL

ESCOLA DA TERRA E OS 500 ANOS DO BRASIL
ESCOLA DA TERRA EM PORTO SEGURO

ILUMINE SEM DESPERDÍCIO

ALGUMAS DICAS:
. Utilize lâmpadas fluorescentes ao invés das lâmpadas incandescentes. As incandescentes custam menos, mas são as que mais consomem energia. Por outro lado, uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais.
. Procure pintar as paredes internas de sua casa com cores claras. Não utilize cores escuras, pois estas cores exigem lâmpadas mais potentes para prover a iluminação.
. Deixe sempre que possível as janelas e cortinas abertas. Isso permite que você aproveite ao máximo a luz do dia. Assim não será necessário acender lâmpadas durante o dia e a economia será maior.
. Apague sempre as luzes dos locais em que não há ninguém. Este hábito é muito saudável para economizar energia. Além de proteger a natureza, você cuida do seu bolso.
. Sempre que comprar lâmpadas, prefira as que possuem o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia.

ÁGUA DO MUNDO

ÁGUA DO MUNDO
SE CUIDAR NÃO VAI FALTAR!

CONSUMO CONSCIENTE

SIGA AS DICAS:
1 - Evite embalagens desnecessáriasDiminua esse desperdício escolhendo produtos com menos embalagens.
2 - Prefira produtos com embalagens retornáveis ou refis Você sabia que cada vasilhame retornável de bebida pode realizar de 8 a 30 viagens e que embalagens de refis consomem 30% a menos recursos naturais em sua fabricação?Embalagens Retornáveis e refis diminuem a necessidade de fabricação de novas embalagens, diminuindo também a pressão por recursos naturais.
3 - Utilize sacolas retornáveisTudo isso acaba em depósitos de lixo, leva séculos para se decompor, além de dificultar a decomposição dos outros resíduos. Ajude a diminuir essa montanha de lixo usando sacolas retornáveis

PORQUE O MUNDO NÃO SOMOS SÓ NÓS!

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial.
Atualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e atividades a nível mundial que celebram este dia.

SUGERIMOS ALGUNS FILMES PARA VOCÊ: A Sétima Arte, para você

  • A Corrente do Bem
  • A Sociedade dos Poetas Mortos
  • A Voz do Coração
  • Escola de Rock
  • Gênio Indomável
  • Música do coração
  • O Clube do Imperador
  • Pro Dia Nascer Feliz

ESCOLA DA TERRA

Unknown
Ver meu perfil completo
Tema Janela de imagem. Imagens de tema por simonox. Tecnologia do Blogger.