O QUE É A ESCOLA DA TERRA?

NOSSA LOGO MARCA

Apresentamos uma proposta simples, original, ousada e funcional para pessoas de todas as idades com vontade de compreender melhor como funciona a natureza, a dinâmica do aprendizado e a simplicidade de ensinar conteúdos formais e informais.

A Escola da Terra nasce decorrente de 20 anos de experiência com atividades em educação ambiental em instituições de educação infantil, ensino fundamental e médio, desenvolvendo um leque de atividades sócio-culturais e ambientais distribuídas em aulas de campo, oficinas, criadouros, clubinhos e capacitação de educadores e consultoria escolar.

É nosso objetivo a harmonização da relação homem-ambiente para a melhoria da qualidade ambiental e de vida.

Desta forma nosso programa sócio educacional é amplo e contínuo com propostas de oficinas com atividades para cursos em educação ambiental, cidadania e capacitação profissional; aulas de campo; atividades profissionalizantes e vivências ambientais que se adapte a cada cliente.



Nossa filosofia é desenvolver uma consciência conservacionista nas comunidades educacionais do estado do Ceará, bem como proporcionar oportunidades de melhoria na qualidade de vida através de programas específicos de capacitação profissional, aulas de campo e momentos de lazer e educação ambiental/cidadania.

IGUANA O MASCOTE DAS AULAS EM CAMPO

A Escola da Terra durante estes vinte anos vem desenvolvendo um trabalho em educação ambiental e cidadania, voltado para a viabilidade em sensibilizar e transformar modos de pensar e agir, para que o planeta Terra e qualidade de vida das pessoas possam melhorar. Assim as Experiências Ambientais têm sido norteadas nos seguintes objetivos: sensibilizar, educar, vivenciar mundos novos, divertir e transformar. Hoje já podemos afirmar mesmo cientes de que temos muito a aprender, que a Escola da Terra tem um modo todo especial de estar em campo.

O Espaço de Experiências Ambientais - EEA nasceu a partir da convicção de que um trabalho em Educação Ambiental e cidadania, que deve ser pautado na formação e na capacitação de recursos humanos para as questões ambientais e o lazer ecológico. Desta forma, o contato direto com o natural e o “diferente”, é o ponto forte de nossas atividades.

Nossa mascote é o Iguana iguana. Porque escolhemos esse animal? O Iguana é um bicho típico da nossa região e por vezes é mal tratado por criadores que querem transformá-lo como animal de estimação. Esse réptil é animal silvestre é como tal deve ser deixado livre na natureza. Acreditamos que ao divulgá-lo través de nossos projetos, uma maior consciência de preservação surgirá em torno deste animal.

Todas as atividades e ações do EEA têm como pano de fundo, questões ambientais. Daí a certeza de que ele é mais que um espaço para aprender a amar a natureza e se fazer ambiental. É um conceito atualizado em meio ambiente...

ALGUMAS AULAS QUE JÁ REALIZAMOS:

·         Parque Nacional de Fernando de Noronha

·         Parque Nacional de Sete Cidades – arqueologia, paleontologia, geomorfologia e biologia
·         Parque Nacional de Ubajara - CE
·         Parque Nacional da Serra da Capivara – arqueologia, paleontologia, geomorfologia e biologia
·         APA da Serra de Guaramiranga – CE – vegetação, clima e relevo
·         Serra de Pacatuba - CE
·         APA da Serra de Maranguape com o Museu da Cachaça – ciclo da cana de açúcar
·         APA da Barra do Cauípe – relevo (estuário), fauna e flora local, clima
·         Cidades Históricas de Minas Gerais – história do Brasil, patrimônio histórico-cultural
·         Porto Seguro – BA - história do Brasil, patrimônio histórico-cultural
·         Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu - PI
·         Bica do Ipu – CE
·         Açude Castanhão – açudagem no Nordeste
·         Santana do Cariri
·         Lagoa do Banana (Litoral de Cumbuco)
·         Falésias de Beberibe
·         Chapada do Apodi – Arqueologia, paleontologia, climatologia, geologia e biologia
·         Litoral do Rio Grande do Norte – Santuário de Pipa
·         Praia de Tambaba – PB
·         Litoral Cearense – Pecém
·         Redenção Histórica
·         Estação Meteorológica da UFC
·         Parque Botânico
·         Fazendinha
·         Ecopoint
·         Tour Histórico – Fortaleza
·         Estação de Tratamento de água – ETA Gavião
·         Casa de José de Alencar
·         Litoral: Prainha com Visita a Estação Eólica 





OFERECEMOS À SUA ESCOLA UM ACOMPANHAMENTO ESPECIAL


Com o objetivo de colaborar com o projeto pedagógico específico de cada escola, estamos oferecendo um trabalho de parceria voltado para a qualificação dos educadores, bem como dos profissionais da área técnica e administrativa.
Disponibilizamos-nos a conhecer a escola interessada, diagnosticar as prioridades e desenvolver um trabalho dentro do desejo dos seus dirigentes
Acreditando no capital humano de nossos educadores, reafirmamos que se torna necessário que criemos encontros de troca de experiências e renovação a fim de sensibilizar e manter a luz do entusiasmo acesa no coração de cada um que faz educação.
Oferecemos oficinas, palestras, cursos, seminários, e acompanhamentos a projetos de cidadania/solidariedade, científicos e interdisciplinares.
Confiantes na parceria aguardamos contato.

1. CURSO,OFICINAS E PALESTRAS PARA EDUCADORES
2. PALESTRAS PARA PAIS DE ALUNOS
3. CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS PARA ALUNOS
4. CAPACITAÇÃO A SUA EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS


ACESSE NOSSAS PÁGINAS E POSTAGENS E ESCOLHA O QUE DESEJA


FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL: helenaarthus@hotmail.com
FONE: (85) 88317781 OU (85) 99857255