UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO PARA VISITAR

PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADE - PIAUÍ





RIO CATU - ESTE SIM É UM LUGAR LINDO!

ESTUÁRIO DO RIO CATU - PRAINHA - CEARÁ.


Extensão do Porto das Dunas, a Prainha é conhecida por suas dunas com areias coloridas e se caracteriza como uma vila de pescadores repleta de coqueirais localizada na Barra do rio Catu. Embora venha se descaracterizando com a construção de mansões nas últimas três décadas, a pacata vila não perde o seu encanto. Ao chegar, o visitante é surpreendido com a apoteótica visão do encontro do mar com a barra do rio Catú. Os pescadores da Prainha ainda utilizam jangadas nas suas pescarias e, desde criança, as mulheres se dedicam ao artesanato, renda de bilros e bordados. O Centro das Rendeiras, na rua principal, é o local utilizado para confecção e venda desses produtos


PARQUE BOTÂNICO DO CEARÁ - UMA AMOSTRA DE ECOSSISTEMAS CEARENSES

PARQUE BOTÃNICO DO CEARÁ

O Parque Botânico do Ceará foi criado em setembro de 1996. Ocupa uma área de 190ha e está localizado no município de Caucaia, às margens da CE090, rodovia estadual que dá acesso às praias de Icaraí, Cumbuco, Tabuba, etc.

Nossos alunos recebem orientação prévia: antes de chegarem ao Parque Botânico eles foram preprados para a aula com orientações sobre fauna e flora regionais, cidaddania e educação ambiental.




No orquidário encontram-se várias espécies de orquídeas; há um viveiro de plantas medicinais e viveiros para produção de mudas nativas e de outras espécies. O Meliponário foi implantado em 2003, por ocasião das comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Meliponário objetiva preservar as abelhas nativas , endêmicas dessa área, num projeto moderno e arrojado. Com capacidade para 72 colônias, tem na família Jandaíra sua maior representação, seguida da Canudos e Uruçu. O meliponário tem o acompanhamento do técnico Amilcar Galeno, meliponicultor e aluno da Faculdade de Biologia, com 20 anos de pesquisas de meliponíneos e de flora apícola da região da caatinga.

PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA UFC



Com o advento da departamentalização da Escola de Agronomia, da Universidade Federal do Ceará, foi criado o Departamento de Engenharia Agrícola, em 27 de Dezembro de 1965, na sala de reunião do Instituto de Tecnologia Rural. A instalação do departamento foi presidida pelo Prof. Prisco Bezerra, naquela época diretor da Escola de Agronomia. O departamento englobava as cadeiras de Engenharia Rural, Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas, Física Agrícola, Matemática e Desenho de Aguadas Perspectivas e Sombra.



Outro fato importante na historia do Departamento foi sua junção com o Departamento de Solos. No dia 20 de Agosto de 1973 realizou-se a sessão de instalação do Departamento de Engenharia Agrícola e Edafologia, do Centro de Ciências Agrárias, criado pela Resolução 278, datada de 29/06/73, do Magnífico Reitor da UFC. Nesta sessão foi também realizada a eleição, sendo conduzido a chefia o Professor Milton Botelho e para sub-chefia o Professor José Osório Costa. Foram eleitos também o Professor Elder Gurgel Souza Moreira para representante no Conselho Departamental e o Professor José Nelson Espíndola Frota, para suplente. A separação se deu em 1982 quando foi criado o Departamento de Solos, voltando este Departamento, ao nome antigo de Engenharia Agrícola.


As aulas de campo que realizamos na Estação Meteorológica da UFC, são sempre extraordinárias. Os professores e técnicos são muito atenciosos e receptivos. Atendem nossos alunos com carinho e bom grado.
Esta parceira entre a Escola da Terra e o Departamento de Engenharia Agrícola da UFC tem sido muito gratificante. Agradeçemos respeitosamente a todos. Parabéns UFC.

SERRAS ÚMIDAS - MARANGUAPE - CEARÁ

APA DE MARANGUAPE



ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSO À RESERVA MARANGUAPE: a partir da cota 100. Localizado na região Metropolitana , a 26 quilômetros da Capital, o município possui uma área de 654,8 quilômetros quadrados.
ECOSSISTEMA: Serra Úmida

ATRATIVOS NATURAIS e OPÇÕES DE LAZER:
Pedra Rajada - principal atrativo, entre 500 a 700 metros de altitude. Procurado para a prática de vôo livre, do seu topo se tem a visão da serra de Maranguape, do Laje do Cume, do mar e da cidade de Fortaleza. Trilha do Açude Bragantino Trilha do Sítio Boa Vista Trilha do Sítio São Paulo Trilha da Pedra do Derretido - 08 Km - 06 h - Mirante da Linha e da Pedra do Derretido (1974), Lago Encantado, Mata Úmida, Olho D'água, Represa do Sítio Aconchego Trekking, rappel, motocross, off road, vôo livre e parapente. Parque Ecológico professor Renato Braga – onde funcionava o antigo posto de fomento do Ibama. Possui 7,52 hectares – Av. Stênio Gomes, s/n - na saída para o município de Canindé.